Menu
Descubra como economizar dinheiro na hora de pagar o salário da sua equipe

 

Porque é importante saber como economizar dinheiro e tempo?

A competição no mercado está cada vez maior e a velocidade com que ele muda está cada vez mais célere. Dessa forma, é nítido que precisamos investir mais tempo no que é realmente mais rentável e mais eficiente. Não somente focar no que é eficaz, mas no que resolve a dor de nossos clientes.

 

De acordo com Bauman, enquanto gastamos tempo nos adaptando às mudanças, novas mudanças já chegam. E é aí que entra a importância de sermos capazes de nos adaptar a esse novo contexto. 
 

Por que economizar com pagamento de salário, benefícios e folha no geral?

Um grande exemplo dessa grande predisposição à mudança é a pandemia de Covid-19 que nos acometeu em 2020. Em meio à ela, diversas empresas precisaram rever seus gastos, modelo de negócio e identificar onde poderiam economizar. E é aí que entram os gastos com o pagamento de Folha.
 

A folha de pagamentos de uma empresa é o custo que mais precisa de investimento financeiro. Contudo, nem sempre é a que mais recebe atenção. É vista como obrigação, “preciso gastar, não tenho para onde correr”. Mas será que é isso mesmo? Porque não economizar dinheiro nesse processo?

 

Contas digitais em vez de conta salário

Já que estamos falando em economizar tempo e dinheiro da empresa, porque não trazer benefício para o colaborador? Com a moda das contas digitais, as contas tradicionais perdem cada vez mais espaço, principalmente por não acompanharem as mudanças do mercado.

 

Ser digital não tem fronteiras. Com o app no celular, dá pra fazer tudo que, antigamente, só o banco tradicional podia fazer. Filas sem fim, tempo perdido, estresse - ninguém precisa mais disso. São inúmeras as vantagens de ter uma conta digital. Tanto no dia a dia quanto na gestão financeira das empresas. 

 

Consultorias de processos

Aquela máxima, do pensador Sócrates, ainda é muito atual: “Só sei que nada sei”. Precisamos deixar a certeza de lado e ouvir mais para não sermos ultrapassados. Devemos estar atentos para o que o outro está dizendo, principalmente quando essa pessoa é um consultor especializado em marketing, processos, pagamentos, tributação etc.

 

Já que estamos querendo que você economize através de métodos de pagamentos mais eficazes, nada mais justo do que contratar uma consultoria especializada em processos e pagamentos. Uma consultoria especializada ajuda o empreendedor a entender quais as necessidades mais importantes para a empresa, se os cortes devem ser feitos, onde se gasta sem necessidade etc. 

 

Automação da folha de pagamento

Uma das alternativas mais promissoras é buscar ferramentas de automação para gerenciar os cálculos e repasses financeiros sem erros e sem gastar tempo com isso. De modo geral, um software de pagamento de folha se integra com diversos tipos de ERP. A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, ou sistema de gestão integrado. Essa tecnologia auxilia o gestor da empresa a melhorar os processos internos e integrar as atividades de diferentes setores, como vendas, finanças, estoque e recursos humanos.

 

Através desse software que irá automatizar o processo, é possível pagar não somente funcionários, como também fornecedores e pagamentos no geral. Outros sistemas mais avançados conseguem automatizar 13º salário, férias, rescisão, abono e outros tipos de benefícios. 

 

Acredite, é possível distribuir a verba para pagamento de salário em alguns cliques. Quer saber como? Falamos mais sobre isso  aqui.
 

Gasto com transferências bancárias ou perda de tempo criando conta

Fazer o pagamento de salário para as contas dos seus funcionários é fazer uma transferência. Logo, se o banco for diferente, taxas adicionais podem ser cobradas. Dessa forma, é comum querermos impor aos nossos colaboradores o banco que preferimos. 

 

Mas será que essa ação é vista com bons olhos pelo colaborador? É claro que não. Para ele, receber o salário pela primeira vez é receber numa conta que não queria e que lembra que ele levou um certo tempo para criá-la (só porque o DP ou o Financeiro solicitou). 

 

De uma forma ou de outra, sempre há prejuízo. Ou a empresa paga por TEDs caríssimas ou o funcionário gasta tempo criando uma conta no mesmo banco que a empresa usa. Como é que resolve? E olha que, neste caso, transferir através do Pix não é uma opção, tendo em vista que ele é um serviço gratuito somente entre contas Pessoa Física, e não contas Pessoa Jurídica.

 

A estratégia mais eficiente para economizar dinheiro e tempo com transferências bancárias é utilizar plataformas de pagamento focadas em pagar a folha de colaboradores. Elas são tendência em empresas que usam tecnologia para melhorar seus processos e, em muitos desses softwares, você só paga uma mensalidade fixa de utilização, que muitas vezes compensa por cada vez que teve que pagar entre R$9 e R$15 reais com TEDs. 
 

Para quem nunca usou, essas plataformas gerenciam o repasse da folha e já encaminham cada valor para cada conta cadastrada. Além de economizar dinheiro, economiza tempo, pois é tudo automatizado.


  

A Somapay, especialista em soluções para pagamentos online de folha, preparou este conteúdo para ajudar a sua empresa a economizar tempo e dinheiro focando simplesmente na gestão de pagamento de folha do seu negócio. Quer saber mais sobre a gente? Clica aqui